O SINDÁGUA-DF parabeniza a todas e todos trabalhadores sobre o dia que marca a luta da classe trabalhadora por seus direitos, que desde sempre se organiza e mobiliza para buscar melhores condições de trabalho e qualidade de vida, para si e suas famílias.

Neste dia, 1º de maio, é o dia de mobilização da classe trabalhadora em todo o planeta, e principalmente no Brasil, onde devemos nos manter firmes na manutenção das nossas conquistas sobre todo ataque do capital, que busca exclusivamente o domínio social e a lucratividade.

Cabe relembrar, que em maio de 1886 houve um fato histórico nos EUA no qual foi um marco pela luta dos direitos dos trabalhadores destacando a greve geral com objetivo de buscar reivindicações de redução de jornada, em torno de 15h por dia, consignado com melhores condições de segurança e garantia de trabalho. Por este, fato temos este dia como marco no dia de hoje!

No Brasil, a primeira greve geral foi há mais de 100 anos justificada pela I Guerra Mundial que afetou o mercado nacional levando a escassez de produtos e ao aumento dos preços, fato que gerou como consequência o achatamento dos salários e aumento no custo de vida, sendo que em julho de 1917 começa no Brasil a primeira Greve Geral de sua história.


A greve foi bem-sucedida com conquista de aumento dos salários e legitimação dos movimentos operários, fato que posteriormente culminou com inclusão dos direitos dos trabalhadores na CLT em 1943 como a jornada de oito horas com limite de duas horas diárias de hora extra.

Neste sentido, que este sindicato sempre apoia a construção do “MAIO NOSSO MAIO” juntamente com movimentos sociais debatendo o tema em 2019 “Sem Patrão, Sem Governo” para que as categorias de trabalhadores se vejam como classe e lutem pela defesa de seus direitos coletivos e sociais.

Este evento conta com a organização realizada no “Mercado Sul Vive”, vide cartaz abaixo:

SEGUE ANEXO BOLETIM DO 1º DE MAIO DA INTERSINDICAL
1º de Maio 2019