Sindágua faz Mandado de Segurança contra ataques da Caesb ao ACT

No dia 04/06, o Sindágua-DF entrou com um Mandado de Segurança Coletivo pelo descumprimento do ACT, principalmente com relação à jornada especial de 6 horas das atividades de atendimento ao público e de bancada de laboratório (Cláusula 49.ª).

A direção da Caesb está tentando impor aumento na jornada destes trabalhadores, sem nenjuma negociação com o Sindicato. Os trabalhadores dessas atividades têm horário corrido desde o ACT de 2012.

O Sindágua entende que os direitos do ACT - que incluem a jornada especial - devem vigorar, uma vez que as negociações estão em andamento.

Ainda ontem anexamos a esse mandado mais um descumprimento do ACT. A direção da Caesb enviou ao Sindicato cobrança referente aos salários e encargos de todos os diretores liberados (Cláusula 36.ª).

Estamos aguardando o resultado da liminar, mas o mérito ainda poderá demorar mais tempo para ser avaliado.

Independentemente do resultado da liminar, que não é definitivo, é fundamental mantermos a resistência, pois sabemos que a medida da direção da Caesb visa apenas chantagear a categoria a aceitar proposta de desmonte do ACT, com nova discussão de todos os direitos em 2018.

LUTAR • MANTER • CONQUISTAR!