NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OS DIAS DA GREVE DE 2016

Em 2016, tivemos nosso reajuste garantido na Justiça, após 89 dias de greve decorrente da intransigência da Empresa em negociar, o que nos levou à via judicial. A diretoria Caesb, insatisfeita com o nosso reajuste, recorreu ao TST para rebaixar o percentual, considerar a greve abusiva e pedir o corte dos dias abonados pelo TRT 10.

O TST manteve o percentual de reajuste, mas considerou a greve abusiva e decidiu pelo corte de 50% dos dias de greve que haviam sido abonados no acórdão anterior.

Fizemos embargos, mas o TST negou seguimento aos mesmos, retornando o processo ao TRT para execução.

No início de 2017, tentamos negociar com a CAESB a compensação de todos os dias de greve; no entanto, ficou evidente a intenção da Empresa em punir aqueles que lutam por melhores condições de trabalho.

Em dezembro/2017, o TRT 10 abriu prazo, QUE SÓ SE ENCERRA APÓS O TÉRMINO DO RECESSO JUDICIÁRIO, para o Sindágua se manifestar sobre proposta de compensação e pagamento dos dias de greve.

Ressaltamos que o Sindágua solicitou ainda a mediação do MPT para negociar a forma de compensação e pagamento dos dias de greve, cuja audiência de conciliação só deve ser marcada após o recesso do Judiciário. Além disso, a Caesb também firmou compromisso de negociação junto ao MPT no último dia 31/08.

Assim, fica mais uma vez evidente que a diretoria da Empresa - a mesma que diz reconhecer a “dedicação, sacrifício, trabalho” da categoria, em Carta do 21/12 - não dá trégua aos trabalhadores nem mesmo às vésperas das comemorações de Ano Novo, divulgando mensagens precipitadas e de forma perversa, dando continuidade a sua postura agressiva, querendo gerar pavor e pânico na categoria, visando amedrontá-la para a luta que se aproxima.

O Sindágua-DF continuará defendendo as trabalhadoras e os trabalhadores em todas as instâncias judiciais e de negociação possíveis, mantendo a categoria informada sobre quaisquer novos desdobramentos.

Convocamos a categoria a ampliar sua mobilização a partir do dia 08/01, com o início das setoriais da Data-Base 2018. Só com garra e unidade vamos superar os desafios postos!

LUTAR • MANTER • CONQUISTAR

Para saber mais:

• [06/06/2017] TST Julga Recurso da CAESB

Reajuste Foi Mantido. Agora É Manter a Luta pelo ACT!

• [05/06/2017] Informe Sobre Dissídio de Greve no TST

• [17/04/2017] Nota de Esclarecimento (Compensação)

• [15/04/2017] Audiência sobre a compensação dos dias parados

• [24/02/2017] Informe Sobre Compensação dos Dias de Greve