NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OS DIAS DA GREVE DE 2016

Imagem

Em 2016, tivemos nosso reajuste garantido na Justiça, após 89 dias de greve decorrente da intransigência da Empresa em negociar, o que nos levou à via judicial. A diretoria Caesb, insatisfeita com o nosso reajuste, recorreu ao TST para rebaixar o percentual, considerar a greve abusiva e pedir o corte dos dias abonados pelo TRT 10.

O TST manteve o percentual de reajuste, mas considerou a greve abusiva e decidiu pelo corte de 50% dos dias de greve que haviam sido abonados no acórdão anterior.

Fizemos embargos, mas o TST negou seguimento aos mesmos, retornando o processo ao TRT para execução.

No início de 2017, tentamos negociar com a CAESB a compensação de todos os dias de greve; no entanto, ficou evidente a intenção da Empresa em punir aqueles que lutam por melhores condições de trabalho.

Em dezembro/2017, o TRT 10 abriu prazo, QUE SÓ SE ENCERRA APÓS O TÉRMINO DO RECESSO JUDICIÁRIO, para o Sindágua se manifestar sobre proposta de compensação e pagamento dos dias de greve.

Ressaltamos que o Sindágua solicitou ainda a mediação do MPT para negociar a forma de compensação e pagamento dos dias de greve, cuja audiência de conciliação só deve ser marcada após o recesso do Judiciário. Além disso, a Caesb também firmou compromisso de negociação junto ao MPT no último dia 31/08.

Assim, fica mais uma vez evidente que a diretoria da Empresa - a mesma que diz reconhecer a “dedicação, sacrifício, trabalho” da categoria, em Carta do 21/12 - não dá trégua aos trabalhadores nem mesmo às vésperas das comemorações de Ano Novo, divulgando mensagens precipitadas e de forma perversa, dando continuidade a sua postura agressiva, querendo gerar pavor e pânico na categoria, visando amedrontá-la para a luta que se aproxima.

O Sindágua-DF continuará defendendo as trabalhadoras e os trabalhadores em todas as instâncias judiciais e de negociação possíveis, mantendo a categoria informada sobre quaisquer novos desdobramentos.

Convocamos a categoria a ampliar sua mobilização a partir do dia 08/01, com o início das setoriais da Data-Base 2018. Só com garra e unidade vamos superar os desafios postos!

 

LUTAR • MANTER • CONQUISTAR

 

Para saber mais:

• [06/06/2017] TST Julga Recurso da CAESB

Reajuste Foi Mantido. Agora É Manter a Luta pelo ACT!

• [05/06/2017] Informe Sobre Dissídio de Greve no TST

• [17/04/2017] Nota de Esclarecimento (Compensação)

• [15/04/2017] Audiência sobre a compensação dos dias parados

• [24/02/2017] Informe Sobre Compensação dos Dias de Greve

 SDS – Edifício Venâncio VI – Sobrelojas 13, 14 e 15 - Fax: (61)3323-1196 – CEP: 70393-905 – Brasília-DF –  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  login