Eleições Conselho Fiscal/Comissão de Ética (2018-2021)

Boletim

O Sindágua realizará, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, as eleições para o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética do Sindicato - triênio 2018-2021. É fundamental que a categoria participe do pleito, em vista da importância dos órgãos de fiscalização do Sindicato, e porque a eleição em primeiro turno só será válida se participarem, no mínimo, mais de 50% (cinquenta por cento) dos associados com direito a voto.

O registro de chapas será feito no período de 05 a 16 de outubro de 2017, na sede do Sindágua. O Edital foi publicado dia 21/09/2017 no Correio Braziliense e no site.

Veja abaixo demais informações sobre o processo eleitoral.

1. Qual é a função do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética?

O Conselho Fiscal, como o próprio nome diz, tem a função de fiscalizar as contas do Sindicato (proposta orçamentária, compra e venda de bens, balanços financeiro e patrimonial). A Comissão de Ética, por sua vez, existe para avaliar a disciplina e a ética, bem como apurar denúncias de irregularidades contra dirigentes e associados.

2. Quantos membros têm o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética?

Tanto o Conselho Fiscal como a Comissão de Ética têm cada um três membros titulares e três membros suplentes. Dessa forma, os dois têm ao todo 12 membros.

3. Quem pode se inscrever como candidato?

Poderá ser candidato o associado que, na data da realização da eleição, tiver pelo menos três meses de inscrição no quadro social do Sindicato e estiver em dia com as mensalidades. Os ocupantes de cargo de chefia só poderão participar se tiverem deixado a função gratificada há pelo menos seis meses antes do final do prazo para a inscrição da candidatura. Para empregados que tenham mais de um ano de empresa, são necessários no mínimo seis meses de sindicalização para estarem aptos a se candidatar.

4. Quem conduzirá as eleições?

O processo eleitoral será conduzido e coordenado por uma comissão eleitoral composta por três membros, eleitos em assembleia geral convocada especificamente para este fim (ocorrida no dia 27/12), mais um representante indicado por cada chapa candidata. Integram a comissão eleitoral os trabalhadores: Maria Cristina Rodrigues (ETE Melchior), Sandro Gelinski Bonadiman (ETE Norte) e Clóvis Alberto Vitorino de Souza (SIA).

5. Como me inscrever como candidato?

A inscrição tanto para o Conselho Fiscal quanto para a Comissão de Ética deverá ser feita por meio de chapa única constituída de 12 membros, conforme item 2. O registro de chapas far-se-á mediante requerimento, em duas vias, dirigido à comissão eleitoral, que fornecerá recibo discriminado dos documentos apresentados. O requerimento de registro de chapas, assinado por seu representante, será instruído com os seguintes documentos:

I – Ficha de qualificação (disponível na sede e no site do Sindágua) do candidato, em 2 (duas) vias assinadas pelo próprio candidato;

II – Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social onde constem a qualificação civil (verso e anverso) e os contratos de trabalho que comprovem o tempo de exercício profissional.

6. Onde e quando posso inscrever minha chapa?

O registro das chapas deverá ser feito entre os dias 05 e 16 de outubro de 2017, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na secretaria eleitoral que funcionará da sede do Sindágua-DF – SDS, Edifício Venâncio VI, Sobrelojas 13 a 15, Brasília, CEP 70393-905. Telefone: (61)3323 8881 – Fax: (61)3323-1196.