NEGOCIAÇÕES DATA-BASE 2022 – ALTERNATIVAS

NEGOCIAÇÕES DATA-BASE 2022 – ALTERNATIVAS

SINDÁGUA APRESENTA ALTERNATIVAS PARA RESOLVER DATA BASE 2022 BUSCANDO RESULTADO POSITIVO PARA TODOS

As negociações tiveram inicio no dia 28/03, após aprovação do pleito dos trabalhadores nas assembleias regionais (Oficio n.º 08/2022), e posteriormente com a instauração da Comissão (DT nº 90/2022) para as rodadas de debates, nos termos da Cláusula Primeira do ACT 2021-2023.

Na primeira reunião, dia 28/03, o Sindágua-DF debateu alternativas financeiras que viabilizem a reposição da inflação para os trabalhadores, observando-se, inclusive, a difícil conjuntura econômica da disparada dos preços. Para tanto, discutimos sobre a possibilidade de parcelamento das perdas, assim como ocorreu em datas-bases anteriores, propondo a PRORROGAÇÃO DO ACT POR MAIS 1 ANO, medida que facilitaria esse parcelamento.

No dia 31/03, o Sindágua-DF propôs em mesa a criação da Gratificação de Atividade de Saneamento (GAS). Ratificamos a GAS em reuniões posteriores, demonstrando que é mais uma alternativa extremamente viável economicamente à Companhia, e que também já foram implantadas gratificações para outras categorias do DF no corrente ano (veja ao lado). Mesmo assim, essa alternativa foi rechaçada pela direção da Empresa.

Na reunião do dia 5/04, buscamos construir mais alternativas sobre questões de reposição inflacionária e outros temas sensíveis ao trabalhador. O Sindágua-DF apresentou como alternativas os seguintes pontos:

·Redução de jornada para 6 horas e teletrabalho;

·Contribuição para a Fundiágua até 65 anos (como já temos no INSS);

·Ampliar a contribuição da Caesb no Plano de Saúde;

·Reposição na tabela salarial do PCCS;

·Concurso Público Já;

·Prorrogação do ACT.

No dia 12/04, o Sindicato cobrou uma contraproposta da Companhia e foi informado de que dependeria de anuência do GDF. Entretanto, a contraproposta foi apresentada na reunião do dia 19/04, mas assinada somente pelo coordenador da Comissão de Negociação. O Sindicato ponderou em mesa que a contraproposta recebida apresentava valores e condições muito aquém da realidade inflacionária e da conjuntura da pandemia, e ainda condicionada ao reajuste tarifário.

Por fim, o Sindágua-DF continua sempre lutando por melhores condições para os trabalhadores, com a disposição de negociar e debater os pleitos da categoria: recomposição inflacionária e prorrogação do ACT.

Sindagua Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.