post-title NOTA DE REPÚDIO AS PRIVATIZAÇÕES 2019-08-14 14:46:55 yes no Posted by Categories: Uncategorized

NOTA DE REPÚDIO AS PRIVATIZAÇÕES

Posted by Categories: Uncategorized

A diretoria do Sindágua-DF vem a público repudiar a assinatura do contrato entre o Governo do Distrito Federal e o BNDES para a privatização da Caesb e elaboração do modelo de venda da Companhia Energética de Brasília (CEB), abrindo caminho, segundo o próprio GDF, para concessão do Metrô em um segundo momento. O governador esqueceu rapidamente o compromisso de campanha, assumido com os trabalhadores dessas empresas, de mantê-las públicas.

Conforme firmado em compromisso de campanha e em vídeo gravado com os próprios trabalhadores caesbianos o Governador afirma: “No meu governo vocês vão ser valorizados, nada de privatização! ” Embora hoje negue isso.

O Sindágua-DF reitera o alerta do STIU-DF: o GDF está “atropelando a Câmara Legislativa, uma vez que a Lei Orgânica estabelece que a venda de empresas públicas e estatais tem de passar pelo Legislativo. Trata-se de uma decisão política tomada pelo governador que contraria o que ele mesmo havia prometido durante a campanha eleitoral, já que se dizia contra a privatização, e que atuaria, sim, para fortalecer a empresa”.

O governo ignora fatos relevantes para tomar decisões nesse processo, a exemplo da previsão de, no terceiro semestre de 2019, a CEB cumprir a meta financeira estabelecida no contrato de concessão. Ignora ainda a difícil realidade que a população de Goiás vem enfrentando com a privatização da Celg – tarifa até 40% mais cara e queda na qualidade do serviço prestado pela empresa privada, o que tem levado o governador a falar em reestatização.

A população e os trabalhadores das empresas – principais interessados em uma decisão tão importante – não estão sendo ouvidos e com certeza serão eles a pagar a conta.

Inclusive o governo ataca os trabalhadores sob alegação que as empresas estão completamente endividadas e que prestam um mal serviço, fato este que não consiste na verdade, visto que a Caesb tem uma aprovação de 84% na prestação do serviço de atendimento à população e um resultado positivo de R$ 32 milhões, somente no primeiro semestre.

Juntos somos mais fortes!

Diretoria Colegiada Sindágua-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…