SINDÁGUA-DF INFORMA 27/05: PLANO DE SAÚDE

SINDÁGUA-DF INFORMA 27/05: PLANO DE SAÚDE

SINDÁGUA-DF INFORMA 27/05: PLANO DE SAÚDE

Este sindicato tomou conhecimento dos novos reajustes do plano de saúde nos contracheques dos trabalhadores, sem o devido aviso prévio pelos responsáveis da gestão do plano e somente após a publicação das prévias dos demonstrativos de pagamentos.

Destacamos que, a categoria caesbiana carece de mais esclarecimentos sobre os percentuais ajustados a novos patamares de cobrança do plano de saúde, uma vez que são valores majorados de aproximadamente 30%, conforme tabela anexa.

Lembramos que durantes as negociações da Data-Base 2021 foi alardeado que a participação da CAESB era de 78% e do trabalhador 22%, e mais, este sindicato se pautou pela negociação de melhorias nos percentuais de contribuição de 50% pela Companhia, visto que foi assinado uma política de congelamento na parte patronal desde 2017, devido as gestões anteriores.

Logo, há documento da diretoria da empresa no qual fixa o congelamento da participação da CAESB ao plano de saúde até que alcançasse 50%.

Depois de uma árdua negociação foi fixada a participação da CAESB em 70% e 30% para o trabalhador, em contraponto ao fixado no contrato de gestão (50/50), ou seja, a diferença deveria ser limitada a 8%, segundo alardeado na data-base.

Para nossa surpresa, a nova tabela apresenta um reajuste entre 29% e 30% para todos, isso sem ter havido ainda nenhum reajuste aplicado pela operadora do plano de saúde.

Portanto, os trabalhadores e as trabalhadores pedem mais transparência nas metodologias de cálculo de pagamento do programa de saúde, isto é, a Fundação tem o dever de esclarecer a todos sobre os percentuais de reajuste de acordo com as tabelas apresentadas e o novo ACT.

E mais, antes que qualquer reajuste de preços os trabalhadores querem esclarecimentos como:

Quais as tabelas de preços e faixas etárias praticadas?

Onde está a taxa de 5% para os aposentados?

Onde está a taxa de administração de 6,52% da Caesb?

Existe taxa de administração dos trabalhadores?

Quais percentuais dos impostos como PIS/Cofins?

Qual o montante arrecadado da participação dos aposentados?

Qual o montante atual do Fundo Assistencial, no qual é revertido a taxa de agenciamento do plano de saúde???

Quanto a Empresa já economizou desde a política de congelamento desde 2017?

DIRETORIA COLEGIADA

. UNIDADE . RESISTÊNCIA . LUTA.

Sindagua Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *